sábado, 10 de janeiro de 2015

Comemos cultura

A ideia de fazer um blog sobre culinária é antiga, mas quando comecei a colecionar livros de receitas de diversas épocas, delineou-se exatamente o que eu queria fazer, junto com as coisas que eu penso e estudo. 

Não pretendo aqui ser uma culinarista ou uma antropóloga, mas quero analisar os livros pela ótica antropológica, com os conceitos de mulher, família e culinária (além de outros que possam surgir) de cada época; a mulher como a grande dona de casa ilustrada nos livros que vem até épocas recentes.

Os nomes das receitas e de alguns livros são as provas mais contundentes desse passado menos feminista, ou melhor dizendo, com uma outra ideia de mulher, como se aqueles (as prendas do lar) fossem um dos poucos exercícios possíveis para este gênero.

Já existem alguns trabalhos sendo feitos nesse sentido pelo Brasil. Não busco o inédito, mas sim ajudar, tanto aos que estudam quanto aos que se interessam pelo assunto.

As postagens serão semanais a princípio, pois tenho muitos livros e receitas avulsas, que precisam ser analisados, alinhados com os conceitos propostos e então publicados. Também publicarei algumas receitas para mostrar o quanto dispendiosas poderiam ser e que - provavelmente - não foram testadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário